Cristais São Marcos é homenageada na Câmara de Poços de Caldas-MG pelos seus 50 anos


Cristais São Marcos é homenageada na Câmara de Poços de Caldas-MG pelos seus 50 anos

A Cristais São Marcos completa 50 anos de atuação no mercado. Empresa que ganhou o reconhecimento através da dedicação dos irmãos Molinari em um trabalho comprometido, com dedicação, criatividade e beleza. Genuinamente brasileira, criada em Poços de Caldas, a Cristais São Marcos teve sua trajetória marcada pelo talento e habilidade de mestres vidreiros. Hoje, a empresa é uma das líderes no segmento e exporta mundialmente, atendendo inclusive, ao público consumidor na Itália, berço do vidro murano.

Poços de Caldas sempre foi reconhecida pelo turismo, águas termais e a produção dos cristais de murano, detalhes que atraíram o olhar do mestre vidreiro Aldo Bonora. O italiano, na década de 50, se encantou pela cidade e aqui começou, de forma artesanal, a fabricar e comercializar as peças em murano. Fez história e herdeiros da sua arte. Os irmãos Antônio Carlos e Paulo Molinari, com 11 e 8 anos respectivamente, descobriram com o mestre vidreiro italiano, a arte de manusear e dar forma ao vidro. Para os irmãos, era o início de uma história de muito aprendizado, talento e habilidade.

Com o incentivo da família, em especial do pai, Antônio Molinari, e com todo o conhecimento adquirido com Aldo Bonora, em 1º de maio de 1962, os irmãos Molinari fundaram a Cristais São Marcos em Poços de Caldas. Era uma pequena oficina onde as peças eram fabricadas e comercializadas.

A visão empreendedora fez com que a pequena empresa familiar se expandisse. Novos investimentos foram feitos e as criações ganharam cores, formas e assinatura. A São Marcos é líder na produção dos cristais tipo murano nas Américas. Toda a fabricação é feita em Poços de Caldas, em uma área de aproximadamente 18 mil m² e conta com mais de 200 colaboradores.

As peças agradam não só aos consumidores brasileiros, mas também de vários outros países e a São Marcos exporta para mais de 40 deles. No Brasil, além das três lojas próprias instaladas em Poços de Caldas, outros mais de 2 mil pontos comerciais oferecem as peças em todo o território nacional.


Design e inovação

Inovar com criatividade, desenvolver peças com cores e design característico dos Molinari são alguns dos diferenciais da empresa. Sua terra natal, Poços de Caldas, é uma de suas inesgotáveis fontes de inspiração e os produtos, genuinamente brasileiros, levam o nome da cidade para o mundo inteiro.

A empresa oferece diferentes linhas e peças com características próprias, como por exemplo, a linha de produtos São Marcos; linha iluminação e a Molinari Design, esta, com peças únicas assinadas pelos irmãos Antônio Carlos e Paulo Molinari.

O investimento atual realizado pela empresa é a construção de mais um ponto turístico para Poços de Caldas. Na sede da fábrica está em execução e será concluída em breve, a obra da réplica da “Piazza San Marco”, uma das praças mais belas da Itália, mundialmente conhecida.


Presença na cidade

A Cristais São Marcos e a família Molinari participam e colaboram com grande parte das instituições de Poços de Caldas, nos mais diversos segmentos: empresarial, educacional, esportivo, filantrópico, cultural, religioso e político. Apoio social que reflete o carinho da família pela cidade, que é berço de toda a criação e inspiração para o trabalho realizado pela São Marcos.

Nov 20, 2012  
Voltar